Peças Famosas de Teatro

Édipo-Rei

É uma peça de teatro grega, mais precisamente uma tragédia, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C. .Trata de uma parte do mito de Édipo. Esta é uma de três célebres peças cujo cerne é a família de Édipo, descrevendo eventos com mais de 8000 anos aos narrados em Antígona e Édipo em Colono.Considerada por Aristóteles, em sua obra Poética como o mais perfeito exemplo de tragédia grega.O mito de Édipo Rei é um dos pilares da psicanálise clássica. A definição do Complexo de Édipo remonta a uma carta enviada por Freud a seu amigo Fliess, em que discute relações de poder e saber num drama encenado tipicamente por pai, mãe e filho.

MacBeth


É uma tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, sobre um regicídio e suas consequências. É a tragédia shakespeariana mais curta, e acredita-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1606, com 1607 como a última data possível. O primeiro relato de uma performance da peça é de abril de 1611, quando Simon Forman registrou tê-la visto no Globe Theatre, em Londres. A obra foi publicada pela primeira vez no Folio, de 1623, possivelmente a partir de uma transcrição de alguma performance específica.Nos mundo teatral anglófono, muitos acreditam que a peça é "amaldiçoada", e nem mesmo mencionam seu nome em voz alta, referindo-se a ela como "The Scottish play" ("A peça escocesa").Ao longo dos séculos a peça atraiu alguns dos maiores atores de seu tempo para os papéis de Macbeth e Lady Macbeth. A obra já foi adaptada para o cinema, televisão, ópera, quadrinhos e muitas outras mídias.

Hairspray


Musical Hairspray é baseado no filme escrito e dirigido por John Waters, do livro de Mark O’Donnell e Thomas Meehan, compositor das músicas Marc Shaiman e letras de Marc Shaiman e Scott Whittman. Hairspray é dirigido por Jack O’Brien e coreografado por Jerry Mitchell. Em Hairspray, é 1962, os anos 50 estão terminando e a mudança está no ar. Tracy Turnblad, uma garota com grande cabelo e um coração ainda maior, tem apenas uma paixão – a dança.Ela ganhou um lugar na TV local para ser do grupo de dança do programa, "O Collins Show", e, do dia para a noite, se transforma de irreprimível teen a celebridade. Ela cria uma nova tendência na moda e na dança. E tenta a todo custo ganhar o coração de Link Larkin, o mocinho mais lindo e interessante de Baltimore. Apenas em Hairspray! Bem-vindo aos anos 60!

Hamlet


É uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.