Gêneros do Teatro

Auto – é um sub-gênero da literatura dramática. Tem sua origem na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. Em Portugal, no século XVI, Gil Vicente é a grande expressão deste gênero dramático. Camões e Dom Francisco Manuel de Melo também adotaram esta forma. O auto era escrito em redondilhos e visava satirizar pessoas. Comédia – é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, “comédia” é o que é engraçado, que faz rir.
Drama – é, também, usado como gênero de personalização usado em filmes, cinema, telenovelas, teatro e qualquer representação de personagem.
Farsa - é uma modalidade burlesca de peça teatral, caracterizada por personagens e situações caricatas. Difere da comédia e da sátira por não preocupar-se com a verossimilhança nem pretender o questionamento de valores.
Melodrama – tem significados muitas vezes contraditórios e é aplicado com diferentes significados a formas artísticas diversas e ocorrências variadas e/ou em distintas ocorrências dentro dos meios de comunicação de massas.
Ópera – é um gênero artístico que consiste num drama encenado com música.
Monólogo - é uma longa fala ou discurso pronunciado por uma única pessoa ou enunciador.
Musical - é um estilo de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados.
teatro_revista_fotoblogmaisacao1803_especial2.jpg
Revista (foto acima) – é um género de teatro, de gosto marcadamente popular, que teve alguma importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugal, que tinha como caracteres principais a apresentação de números musicais, apelo à sensualidade, à comédia leve com críticas sociais e políticas, e que teve seu auge em meados do século XX.
comedia_standup_fotoblogmaisacao_especial2.jpgStand-up comedy (foto ao lado) – é uma expressão em língua inglesa que indica um espectáculo de humor executado por apenas um comediante.
Surrealismo – foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países.
Tragédia - é uma forma de drama, que se caracteriza por sua seriedade e dignidade, freqüentemente envolvendo um conflito entre um personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.
Tragicomédia - é a mistura de tragédia com comédia, em peças e filmes. É a mistura do trágico com o cômico. Originalmemnte, significava a mistura do real com o imaginário.
teatro_infantil_fotoblogmaisacao1803_especial21.jpgTeatro Infantil (foto ao lado) – tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados, podem ser citados como exemplos a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.
Teatro de Feira – No início do século XVII, ao mesmo tempo que Shakespeare e Lope de Vega iniciavam seu trabalho em Londres e na Espanha, haviam em Paris seis grandes feiras, mas apenas duas tiveram reconhecida importância como locais constantes de manifestação teatral: as feiras de Saint-Germain, que durava de 3 de fevereiro à Páscoa e de Saint-Laurent, no verão europeu, do final de junho ao final de outubro, nos quais se apresentavam artistas variados em sucessivos números de dança, canto, malabarismo, acrobacias, mímica, números de bonecos, animais amestrados e pequenas cenas teatrais de caráter farsesco.
Teatro de Rua – Diz-se de um gênero de teatro popular apresentado em praças, ruas, avenidas e demais lugares públicos, ao ar livre, em rodas de espectadores ao nível do chão – como os camelôs o fazem – ou em plataformas, ou caminhões, etc., geralmente de maneira rápida , com iluminação e recursos técnicos precários, ou inexistentes.
Teatro Invisível – é uma forma de encenação na qual apenas os atores sabem que de fato há uma encenação.
fantoches_especial_teatro_fotoblogmaisacao_1803_especial2.jpgTeatro de Fantoches (foto ao lado) – Kheimeh-shab-bazi é o nome do tradicional teatro de fantoches persa, executado numa pequena câmera. Há duas pessoas envolvidas: o artista musical e um outro, denominado morshed. Os diálogos ocorrem entre o morshed e os bonecos. A forma de atuação, as caracterizações e as técnicas de redação dos textos tornam essa forma de teatro de bonecos única entre as demais.
Teatro de Sombras – é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.
Teatro Lambe – Lambe – também conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo, formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa linguagem é de origem remota, com registros do antigo oriente que reaparece no Brasil na década de 90, e tem estado presente em mostras paralelas em festivais de Formas Animadas.
mascaraalegretriste_teatro_especial_fotoblogmaisacao_base.jpg
Fonte: http://www.maisacao.net/blog/2008/03/18/mais-acao-especial-os-generos-teatrais/